captação de água da chuva
A captação da água de chuva é uma maneira rápida de se obter um grande volume de água em um período de tempo bastante reduzido, e de razoável qualidade.
Existem duas maneiras conhecidas de se captar: a primeira é aproveitando o teto da casa, e o segundo é revestindo o subsolo de uma área de encosta com plástico e canalizando a água, pré-filtrada pelo solo, até uma caixa ou reservatório.
A sua armazenagem poderá ser feita em uma caixa separada ou diretamente na cisterna, caixa central do seu estabelecimento (Lares na cidade, fazenda, sítios, chácaras etc.) ou ainda em cisternas secas e abandonadas, reaproveitando-as.
Dimensionamento da Caixa de Captação.
O dimensionamento da caixa de captação vai depender de sua utilização. Se o objetivo for o abastecimento em água potável durante, por exemplo, o período de seca, o volume da caixa a ser construída deverá ser determinado em função de alguns fatores:
1- O consumo necessário de água para abastecer uma família durante o ano ou num período curto (dias, semanas ou meses), na medida que podem existir no local, outras fontes de água (cisterna, mina ou nascente etc.);
2- A quantidade de água de chuva que a cisterna pode captar e armazenar, durante este mesmo período. A quantidade de água de chuva captada vai depender:
2.1- A quantidade de chuva da região (regime pluviométrico);
2.2- A área disponível para a captação, que por sua vez dependerá:
2.2.1- Do tipo de material. Se é telha ou plástico.
2.2.2- e da superfície em que é captada, que pode ocorrer perdas.
Podemos usar este volume de água em potencial que temos em nossa região como fator limitante do dimensionamento da caixa de captação, ou não, tudo dependerá de seu objetivo em captar este tipo de água, e das condições financeiras disponíveis para realizá-lo.
A Escolha do Lugar para a Caixa.
A escolha do local para a construção da caixa ou reservatório de captação deverá atender aos seguintes requisitos:
1.