Capta o de Talentos
A informática virou uma ferramenta auxiliar para muitos profissionais e, para o RH, esta realidade não poderia ser diferente. Junto às constantes transformações, o mercado começa a se convencer de que tais recursos não surgiram apenas para beneficiar grandes organizações, uma vez que também são acessíveis às pequenas e médias empresas.
Baixo custo, otimização dos processos de recrutamento e economia de tempo, são apenas algumas das grandes vantagens conquistadas por empresas que adotam a internet como ferramenta auxiliar para a captação de novos talentos.
Segundo DeCenzo e Robbins (2001), observam-se, cinco grandes tendências para o futuro do recrutamento on-line:
* as organizações focarão os seus esforços de recrutamento por meio da internet;
* para utilizar a internet eficazmente, os recrutadores terão que obter competências específicas e complementares, designadamente nas áreas de pesquisa, de conteúdos e de marketing; * os processos de filtragem de candidaturas on-line melhorarão, enriquecendo o próprio processo de seleção;
* sem valor acrescentado, as empresas de seleção tenderão a perder mercado;
* as organizações deverão passar a utilizar a internet como uma rede privada virtual de gestão e armazenamento de informações sobre candidatos.
Reflexo da evolução mundial neste domínio, o mercado de serviços de recrutamento on-line tem vivido, nos últimos dois anos, uma franca expansão, de que é prova o aumento dos sites de recrutamento (headhunters) via internet.
Ainda assim, muitas pessoas continuam a utilizar os meios tradicionais de recrutamento através da regular candidatura por resposta a um anúncio de oferta de emprego publicado na imprensa.
Outra tendência é o recrutamento de uma força de trabalho mais diversificada, não apenas como uma questão de responsabilidade social, mas uma necessidade, esta composição é feita pela força de trabalho branca, a força de trabalho negra, além das mulheres, que nesses
anos