caps
PROJETO DE INTERVENÇÃO CAPS AD “ATAIRU”
Oficina de música: O Serviço social com violão e dinâmicas, tudo vira animação, vamos falar da cidadania, que é bom.
O CAPS ad II “ATAIRU” (companheiros de viagem) é um serviço microrregional (que atende 13 municípios – com população de cobertura assistencial estimada em 130.000 habitantes) especializado em álcool e outras drogas, e está na jurisdição da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Manhumirim.
Tem o objetivo de provocar o desmonte do modelo asilar e qualquer outro dispositivo similar, além de promover o fortalecimento do movimento antimanicomial, fortalecendo-o a partir de 2012 com o RAPS – Rede de Atenção Psicossocial.
O CAPS ad II ‘ATAIRU’ compõe a rede de cuidados e atenção da Saúde Mental que busca amparar e oferecer atendimento digno aos portadores de transtornos mentais e comportamentais, em substituição aos hospitais psiquiátricos.
A realidade da maioria dos usuários do CAPS ad II “ATAIRU”, traz questões que perpassam os vários vieses das expressões da questão social, com manifestações em suas mais diversas modalidades. A pobreza associada à falta de acesso a informação se configura como as demandas mais significativas e recorrentes para o Serviço Social.
Para que os usuários do CAPS ad “ATAIRU” tenham acesso às informações sobre seus direitos e deveres, é necessária uma divulgação sobre os mesmos. Assim foi elaborado o projeto de intervenção que ora se apresenta como o tema: “Levando O Serviço social, com Violão e dinâmicas, tudo vira animação, vamos falar da cidadania que é bom”.
O referido projeto será desenvolvido no CAPS ad “ATAIRU” localizado à Rua Aquiles Garcia, 130, Bairro; Ouro Verde, no município de Carangola – MG, as ações ocorrerão uma vez por semana, para que os usuários do CAPS ad tenha acesso as informações de um jeito mais dinâmico, e assim poder levar a informação, como já funciona a oficina de música no CAPS ad, pensei em dar uma