CAPS II DE PAULO AFONSO
Angélica Catarina Alves Moura
Cristiane Siqueira Fontes
Maria Jussilene Santos da Cunha
Shirley Jeane Souza Silva
Shirley Ramos
Cristiane Morais
Professor-Tutor Externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Serviço Social (Código da Turma: 0138) – Prática do Módulo IV
09/06/2014
RESUMO
CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS). Lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida, realizando acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. O acompanhamento aos pacientes com transtorno mental é oferecido num espaço terapêutico onde busca entender instrumentalizar o usuário desse serviço para o exercício da vida civil.
Palavras-chave: CAPS, saúde mental, reinserção social
1 INTRODUÇÃO
CAPS II são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, a fim de estimular sua integração social e familiar, e apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecendo-lhes atendimentos médicos e psicológicos.
Sua característica principal é buscar integrar os usuários a um ambiente social e cultural concreto, designado como seu ‘território’ o espaço da cidade onde se desenvolve a vida quotidiana de usuários e familiares.
Os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) são serviços de atenção diária em saúde mental, de caráter substitutivo ao hospital psiquiátrico. Têm a responsabilidade de atender pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, trabalhando sob a lógica da territorialidade (BRASIL, 2002).
Os CAPS constituem as principais