Capoeira
"Capoeira ela é completa, pois é preciso cantar, tocar, dançar, lutar, estudar o contexto histórico, ensinar e sorrir com humildade"
Ru Aisó
EREM Rodolfo Aureliano
Aluno: Rogério dos Santos Silva Júnior
Série: 3º A
Professora: Tânia
CAPOEIRA, a arte marcial brasileira.
Diferente do que se imagina, Capoeira não é dança, não é luta, não é cultura e não é música. Capoeira é a mistura de todos esses elementos que resultou no que hoje é mundialmente conhecido como a arte marcial brasileira.
Nas últimas duas décadas, a Capoeira deixou de ser praticada apenas no Brasil para ganhar o mundo. Devido às técnicas desenvolvidas por grandes mestres, o esporte passou a ser visto e respeitado como uma das lutas mais técnicas e perigosas entre as artes marciais, ainda que aqui, muitos dos que não conhecem o esporte acabam chamando a Capoeira de “dancinha”. “Capoeira é um estilo de vida, um estado de espírito(…)”
Por ter passado cerca de quatro séculos como prática ilegal e clandestina, muito pouco se sabe sobre a real origem da Capoeira. Por muito tempo, acreditou-se que o esporte começou a ser praticado na África, mas, graças a pesquisas feitas por estudiosos como o professor Inezil Pereira Marinho, concluiu-se que, de fato, a Capoeira nasceu em solo brasileiro.
O esporte começou a ser praticado por negros escravos como uma forma de defesa e resistência à violência dos senhores de engenho. Os fazendeiros proibiam a prática por diversos motivos:
A arte marcial acabava tornando seus praticantes jogadores ágeis e perigosos
Muitas vezes, fazia com que os escravos se machucassem, o que era economicamente indesejado
Como uma forma de ludibriar seus senhores, os praticantes acabaram adaptando os golpes à músicas com levadas africanas para que a luta se passasse por uma dança.
Esse foi apenas o início da Capoeira na forma como é conhecida hoje, um esporte que integra cultura, disciplina, força, espírito de grupo, malandragem e