capoeira
PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY
ECSA- ESCOLA DE CIÊNCIA SOCIAIS E APLICADA
O CRESCIMENTO DOS GASTOS PÚBLICOS
E SEU IMPACTO NO CRESCIMENTO ECONÔMICO
RODRIGO DA FONSECA
SÃO JOÃO DE MERITI
01/2014
RODRIGO DA FONSECA
2107345
O CRESCIMENTO DOS GASTOS PÚBLICOS
E SEU IMPACTO NO CRESCIMENTO ECONÔMICO
Trabalho de conclusão de
Curso apresentado como
Requisito parcial e final para
Obtenção da graduação em
Ciências Contabés pela
Unversidade Unigranrio.
Orientador prof: Natália Joana
SÃO JOÃO DE MERITI
01/2014
Sumário
ÍNDICE DE FIGURAS
ÍNDICE DE TABELA
INTRODUÇÃO O aumento do gasto público tem sido tema de recorrentes discussões tanto no meio acadêmico como político e social. Exemplos de vários países mostram a expansão desses gastos ao longo do século XX. Momentos chave como as guerras mundiais e a crise de 1929 fizeram os dispêndios públicos elevar-se consideravelmente. Dessa maneira, os países da OCDE, objeto de análise desse trabalho, tiveram um aumento do tamanho médio dos seus governos ao longo do século passado. Países que no final do século XIX tinham uma participação do governo na economia inferior a 10% chegavam a ter seus gastos públicos na ordem de mais 50% do PIB cem anos depois.
Esse saliente crescimento dos gastos do governo tem despertado a curiosidade dos economistas com o fim de se explicar esse notável fenômeno nas economias da OCDE. A mais conhecida das teorias que explicam esse crescimento é a Lei de Wagner.
Entre as diversas discussões sobre o aumento do tamanho dos governos, surgem embates entre o pensamento ortodoxo e heterodoxo nas explicações para esse aumento, principalmente sobre quais são e quais deveriam ser as funções do governo na economia, porque ele deve interferir na economia e quais os benefícios e malefícios da participação crescente do setor público na economia de um país.