CAPOEIRA
Este trabalho tem como objetivo apresentar a origem e história da arte capoeira, ela na qual esteve presente na África, de origem angolana foi trazida ao Brasil e depois de aperfeiçoamentos, espalhou-se pelo mundo ao longo dos séculos tendo sua conquista, reconhecimento e expansão para demais países abordando suas principais caracteristicas, tipos, instrumentos e finalidade.
Introdução
A expressão cultural brasileira Capoeira é uma mistura de artemarcial, esporte, cultura popular e música e sua palavra possui o significado “o que foi mata” e pode ser observado sua desenvoltura a partir dos descendentes de escravos africanos, sua caracterização se dá pelos movimentos complexos, ágeis e por golpes onde são utilizados chutes e rasteiras assim como cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou em aéreas. Outras expressões como o maculelê e o samba de roda são bastante associados a capoeira embora possuam significados e origens diferentes. Os praticantes da capoeira dominam novas habilidades como a de tocar instrumentos utilizados na luta e a cantar devido à musicalidade ser uma das maiores características da arte, eles acreditam que um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto.
Desenvolvimento
Na século XVI, época em que o Brasil era colonia de Portugual foi que se deu o início da capoeira, era muito comum no Brasil a utilização da mão de obra escrava que vinham da Angola, tambem da colonia portuguesa, principalmente nos engenhos. Os angolanos, na África, traziam diversas culturas como o da dança ao som de musicas. Num contexto histórico Brasileiro ao chegarem em nosso país sentiram a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violencia e a repressão sofrida dos colonizadores devido aos castigos em que eram submetidos dos senhores de engenho. Como eram proibidos de praticar lutas, resolveram utilizar o ritmo e as danças