capoeira
CAPOEIRA NAS
ESCOLAS
Profº Fabrício Alves Teixeira.
2013
Sou professor de capoeira, formado no Grupo Nova Maré, do Mestre Sergio Oliveira Marques, grupo localizado à Rua Liberdade, Escola Criar-te, Ubatuba – SP. Sou conhecido na capoeira como Profº Jaguar, onde fui batizado anos atrás pelo meu mestre.
Curso Educação Física na Universidade de Taubaté e desenvolvi um trabalho voluntário de capoeira na Associação de Defesa do Pereque Mirim com crianças, adolescentes e adultos de 2006 até 2010. Foram quatro anos de muitas vitórias e conquistas, mostramos o nosso trabalho através de apresentações nas escolas, festas dos bairros, gincanas, pousadas e no centro da cidade para os turistas.
Meu projeto neste momento é introduzir a capoeira nas escolas, onde os alunos possam conhecer mais profundamente desta arte brasileira que tanto amo.
Nas próximas páginas você poderá conferir esse trabalho mais detalhadamente.
Um forte abraço... Profº Jaguar.
“ ... a capoeira é alegria, seu pudesse eu jogava todo dia...” “ ...o meu mestre sempre falou, ser bom aluno para ser bom professor...”
PROJETO:
“Capoeira nas escolas.” “A arte de fazer da luta uma gostosa brincadeira.”
Apresentação
Este projeto base para iniciação e prática da Capoeira nessa instituição visa levar o praticante concomitantemente a explicitar as suas virtualidades e a encontrar-se com a realidade para nela atuar de maneira consciente, eficiente e responsável, a fim de serem atendidas as necessidades e aspirações pessoais e sociais, seja ele criança, adolescente, ou adulto.
Justificativa
A proposta deste projeto foi elaborada para prática de atividades que venham ao encontro de seus reais interesses e que favoreçam o desenvolvimento integral e harmônico de seu corpo.
Entende-se assim que