Capoeira - Instrumentos e eficiência.
Abadá (calça branca e regata branca ou sem camiseta)
Cordão que indica estágio na dança de acordo com a cor
Instrumentos
Atabaque: tambores primários (marcam o ritmo).
Agogô: duas campânulas de ferro que produzem dois sons.
Vaqueta: vareta de madeira de aproximadamente 40 cm usada para tocar vários instrumentos da capoeira.
Ganzá: é como um chacoalho. Feito de um tubo de metal ou plástico em formato cilíndrico, preenchido com areia, grãos de cereais ou pequenas contas.
Pandeiro: Se tange batendo o compasso da dança com a mão.
Caxixi: É um instrumento em forma de pequena cesta de vime com alça, usado como chocalho pelo tocador de berimbau.
Berimbau: Principal instrumento da capoeira. É um arco feito de madeira específica, ligado pelas extremidades por um fio de aço. Pode até acompanhar sozinho o jogo.
Em um determinado documentário do Natgeo, que visava o estudo cientifico de artes marciais, foi colocado como tema o quanto certas lutas eram eficientes no quesito de força e rapidez em chutes. Visto isso, a capoeira do Brasil é especializada em esconder seus chutes e socos e ainda assim, ter posições na qual possam ver a qualquer lugar em qualquer momento.
Colocada contra as lutas: caratê, muay-thai e tae-kwon-do (especializada em chutes), a capoeira teve cerca de 816 quilos de força aplicada no golpe, enquanto outras conseguiram 195 quilos (caratê), 635 quilos(muay-thai) e 1043 quilos(tae-kwon-do). Embora isso, a capoeira se mostrou mais eficaz devido a velocidade que teve que adquirir para conseguir tal força, que foi menor que do tae-kwon-do e ainda assim seria suficiente para quebrar várias costelas e causar falência de órgãos, inclusive do coração. Fora isso, o lutador que participou do teste, aplicou um golpe onde estava agachado, e iniciava o chute desta maneira.
Isso deve por conta que, a capoeira necessitava de movimentos eficientes e que apresentassem alto teor para sua defesa e camuflagem. Com a movimentação constante dos lutadores,