Capitães de areia
Nosso trabalho se fala sobre O livro capitães de areia de Jorge Amado que conta a estória de meninos atrevidos, espertos, ladrões, que não possuem comida e nenhuma instrução de como sobreviver na vida.E que se uniram por : serem órfãos, abandonados,ou por que fugiram dos abusos e maus tratos recebidos em casa.
Antes de começar a estória há uma sequencia de reportagens e depoimentos, explicando que os capitães da areia é um grupo de crianças abandonadas, que aterrorizam Salvador. A Cidade Alta (RJ) e as ruas de salvador servem de cenário para todo o enredo do livro. Histórias terrivelmente reais, mais grandemente lindas, de crianças que precisam ser adultos para vencer, na sociedade.
O livro é repreto de personagem e cada uma com a sua própria características.. Então leia com bastante atenção e se emocione.
Resumo
Esta obra narra a história da vida urbana de meninos pobres e infratores que moram num trapiche abandonado no areal do cais de Salvador, vivendo à margem das convenções sociais. O livro vai revelando os personagens, cada um deles com suas carências e suas ambições – do líder Pedro Bala ao religioso Pirulito, do ressentido e cruel Sem-Pernas ao aprendiz de cafetão Gato, do sensato Professor ao rústico sertanejo Volta Seca.
No início da obra há uma série de reportagens fictícias que explicam a existência de um grupo de menores abandonados e marginalizados que aterrorizam a cidade de Salvador e é conhecido por Capitães da Areia. Após esta introdução, inicia-se a narrativa que gira em torno das peripécias desse grupo que sobrevive basicamente de furtos. Porém, apesar de certa linearidade, a história é contada em função dos destinos de cada integrante do grupo de forma a montar um quebra-cabeça maior.
O chefe do grupo Capitães da Areia é um jovem chamado Pedro Bala, um menino loiro e filho de um grevista morto no cais. Tinha ido parar na rua por volta dos cinco anos de idade e desde jovem já se