Capitulo iii
39 - O que é concorrência e como este conceito está presente nos sistemas operacionais multiprogramáveis?
R: Concorrência é a possibilidade de se executar diversas instruções ao mesmo tempo. Nos sistemas multiprogramáveis este raciocínio é o fundamento básico da multiprogramação. Vários programas residem na memória concorrendo pela utilização do processador, com isso o processador permanece menos tempo ocioso e a memória utilizada de forma eficiente.
40 - Por que o mecanismo de interrupção é fundamental para a implementação da multiprogramação?
R: Devido à concorrência dos programas pela utilização dos recursos do computador ocorrem as interrupções para que todos ordenadamente sejam executados parte a parte.
41 - Explique o mecanismo de funcionamento das interrupções.
R: A interrupção ocorre quando algum dos dispositivos solicita ao processador uma nova tarefa, neste caso o processador interrompe a execução passa a executar a nova solicitação para então retornar a execução anterior.
42 - O que são eventos síncronos e assíncronos? Como estes eventos estão relacionados ao mecanismo de interrupção e exceção?
R: Eventos síncronos são os eventos previsíveis, resultados dos programas em execução e por definição ocorrem sequencialmente (um de cada vez). Os assíncronos são eventos não relacionados ao programa que esta sendo executado, são eventos imprevisíveis para o processador, e a ocorrência de muitos eventos assíncronos acarretam muitas interrupções durante o processamento.
43 - Dê exemplos de eventos associados ao mecanismo de exceção.
R: Divisão de um numero por zero e overflow.
44 - Qual a vantagem da E/S por interrupção comparada com a técnica de polling?
R: A técnica de E/S não precisa testar cada dispositivo para saber seu termino.
45 - O que é DMA e qual sua vantagem?
R: É uma técnica que permite a transferência de dados entre dispositivos E/S e memória sem a intervenção do processador, exceto no inicio e no