Capitulo 6 os registradores especiais que controlam tudo Salvo Automaticamente
Status e pcon
Esses registradores servem para mostrar o estudo da ULA, a forma do último reset, configurar o oscilador interno e também para configurar a página de programação atual, quando necessário.
Registradores status esta relacionado as operações matemáticas, pois ele indica os estouros de registradores e o registrador pcon, a função mais utilizada diz respeito a escolha de frequência do oscilador internet de 37KHz ou 4MHz.
OPTION
Este registrador serve para configurar uma série de opções para a operação de microcontrolador, tais como: habilitação dos pull-ups do PORTB, configurações do prescaler, configurações do TMR0 e seleção da borda para a interrupção externa.
INTCON, PIR1 E PIE1
Esses registradores servem para configurar e identificar todas as interrupções existentes no pic16f628a. Registrador intcon opera com as interrupções principais, que são: timer 0, interrupção externa e interrupção por mudanças de estado e possui uma chave geral de todas interrupções.
Os registradores PIR1 e PIE1 são responsáveis pelo gerenciamento das interrupções de periféricos: EEPROM, comparadores, usart, ccp, timer 1 e timer2.
Conhecendo o PCL e PClATH
Pcl é um registrador que armazena 8bits menos significativo do pc indica a próxima linha do programa que será executada no momento, a cada ciclo de máquina o pc é automaticamente alterada para que o programa possa ser executado normalmente.
Portas
Tris
Esses registradores servem para configurar os pinos das portas como entrada ou saída quando é colocado 1 em um bit do TRIS, o pino relacionado a ele é configurada como entrada e configurando o pino saída é só acrescentar o pino como zero.
PORTS
PORTA E PORTB, o estado dessas portas é acessado diretamente em duas posições distintas de memória entrada ou saída.
Contadores
Timer0
O TMR0 é um contador de 8 bits que pode ser acessado diretamente da memória, tanto para leitura quanto para escrita, seu incremento é