Capitulo 6 logística empresarial
Logística Empresarial
RESUMO
Capitulo 06 do livro Logística Empresarial de Amarildo de Souza Nogueira
Tecnologia da Informação
Conforme mencionado, por muito tempo a T.I, foi vista apenas como suporte administrativo e incapaz de gerar qualquer retorno para o negócio, ao contrário, só trazia custos. Atualmente o uso (aplicação) da T.I, tem sido cada vez maior no dia a dia das organizações e é considerado um diferencial competitivo, levando as empresas a investirem maciçamente em pesquisa e desenvolvimento para aumentar os lucros, influenciando desta feita seu modelo de estratégia e organização. No mundo globalizado e com mudanças céleres e contínuas é difícil imaginar uma empresa que prescinda dos serviços de T.I.
WMS - Warehouse Management System
Warehouse Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, é uma parte muito importante da cadeia de suprimentos, e fornece a rotação dirigida de estoques, diretivas inteligentes de picking, consolidação automática e cross-docking para maximizar o uso do espaço nos armazéns. O WMS também dirige e otimiza a disposição de "put-away" ou colocação no armazém, baseado em informações de tempo real sobre o status do uso de prateleiras.
WMS tem a função de controlar estoques e permite que um armazém seja automatizado, e por esse motivo é muito utilizado em supermercados. O WMS faz parte do sistema SAP, que pode ser usado para controlar toda uma empresa.
WMS operacional significa que a empresa depende menos da experiência das pessoas, uma vez que o sistema tem inteligência para operar o sistema. Os sistemas WMS utilizam tecnologias de Auto ID Data Capture, como código de barras, dispositivos móveis e redes locais sem fio para monitorar eficientemente o fluxo de produtos. Após todos os dados serem coletados, a WMS faz uma sincronização através de uma base de dados centralizada, que pode ser por processamento de