Capitulo 4 - demanda individual e de mercado
Curva de preço-consumo é aquela que apresenta as combinações maximizadoras de utilidade de dois bens, conforme o preço de um deles se modifica.
Curva da demanda individual é aquela que relaciona a quantidade de um bem que determinado consumidor comprará com o preço desse bem. Tal curva apresenta duas propriedades importantes: O nível de utilidade que pode ser obtido varia à medida que nos movimentamos ao longo da curva. Quanto mais baixo o preço do produto, maior o nível de utilidade. Isso reflete simplesmente o fato de que, quando cai o preço de uma mercadoria, o poder aquisitivo do consumidor aumenta. Em cada ponto da curva de demanda, o consumidor estará maximizando a utilidade ao satisfazer a condição de que a taxa marginal de substituição (TMS) do vestuário por alimento seja igual à razão entre preços desses dois bens. Em virtude de o consumidor estar maximizando a utilidade, a TMS de vestuário por alimento vai diminuindo à medida que nos movemos para baixo ao longo da curva de demanda. Isso faz sentido, pois nos diz que o valor relativo do alimento vai caindo à medida que o consumidor adquire mais desse bem.
Curva de renda-consumo é aquela que apresenta as combinações que maximizam a utilidade de dois bens, conforme muda a renda do consumidor. Como cada curva da demanda implica determinado nível de renda, qualquer variação da renda deverá causar um deslocamento da própria curva da demanda.
“Quando a curva de renda-consumo apresenta uma inclinação positiva, a quantidade demanda aumenta com a renda e, consequentemente, a elasticidade de renda da demanda torna-se positiva. Quanto maiores forem os deslocamentos da curva da demanda para a direita, maior será a elasticidade da demanda. Nesse caso, os bens são descritos como normais: os consumidores desejam adquirir mais desses bens à medida que sua renda aumenta.”
“Quando a quantidade demandada cai à medida que a renda dos consumidores aumenta