Capitulo 2 do livro de administração
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS-CCSA
DISCIPLINA: PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
PROFESSOR: HELANO PINHEIRO
ALUNO: João mineiro
RESUMO: CAPITULO 2
TERESINA-PI
04 DE OUTUBRO DE 2012
Polo epistemológico
2.1 Introdução
A epistemologia exerce um papel de questionamento critico dos fundamentos e princípios das diversas ciências. Os epistemólogos interessam-se pela analise dos resultados das pesquisas, isto é, a ciência é tida como um produto. A instancia epistemológica do processo de geração de conhecimentos compreende os critérios de cientificidade das pesquisas.
2.2 Vigilâncias Critica da Pesquisa: O polo epistemológico
A epistemologia enquanto um polo intrínseco da pesquisa situa-se tanto na lógica da descoberta,quanto na lógica da prova. O polo epistemológico se ocupa, por um lado, do exame do processo de produção dos objetos científicos - lógica da descoberta-, por outro lado cuida da analise dos procedimentos lógicos de validação e da proposição de critérios de demarcação para as praticas cientificas – lógica da prova. A epistemologia interna nasce sob os próprios passos do cientista exigida por problemas que se colocam no interior de cada ciência. A epistemologia geral por sua vez é fruto da troca interdisciplinar das reflexões epistemológicas internas das diversas disciplinas.
2.3 Causalidade
A noção de causa é empregada em diversas situações cotidianas, envolvendo tanto o senso comum como a ciência. Considera se a existência de três tipos de uso para o conceito de causa. No primeiro tipo a relação caracteriza se por se referir a um único caso e não pode ser estendida , como fator explicativo, a outros eventos similares, A segunda forma de utilização do conceito de causalidade é denominada “ relação invariante necessária entre eventos diferentes “ , nela a ideia principal é a ocorrência de eventos sucessivos no tempo, tendo a sucessão um caráter necessário. Um marco para a noção de