Capitulo 1 - PCR
Administração
O planejamento e controle dinâmico de resultados é um enfoque amplo para a execução da função de administrar o que tem sido de grande utilidade para as organizações nos últimos anos. Entretanto o seu potencial tem sido prejudicado pela defasagem entre os aspectos puramente mecânicos do sistema (informações contábeis) e a sua sofisticação em termos de multiplicidade de aplicações.
É importante reconhecer que um programa de planejamento e controle de lucros deve ser projetado sob medida de acordo com a demanda de cada situação, observando que fundamentalmente que a verdadeira essência da administração é o fator humano.
1.1 – Conceitos: Planejamento e Controle de Resultados
Ao lembrar que a administração é a coordenação de esforços humanos, ou melhor, a conquista de objetivos pelo uso dos esforços de outras pessoas, pode-se afirmar que a eficácia com que o empreendimento é administrado é um dos principais indicativos do sucesso de uma organização a longo prazo.
Diante disso o processo de administração pode ser visto como o esforço administrativo global em um empreendimento, envolvendo a tomada de decisões, a aplicação de determinadas técnicas e de certos procedimentos, bem como a motivação de indivíduos empenhados na conquista de objetivos específicos.
Neste contexto surge então o planejamento e controle de resultados (lucros) como um dos mais importantes enfoques utilizados para facilitar a execução eficaz do processo de administração.
Os objetivos e metas devem fazer parte do planejamento de todo e qualquer tipo de empreendimento, independente de ser empresarial ou não. No âmbito empresarial os bjetivos abrangem o lucro e a contribuição para o melhoramento econômico e social do ambiente externo da empresa. Por outro lado, de maneira semelhante, as atividades não empresariais traçam seus objetivos alinhados a determinada missão ou obtenção de determinados resultados, quase