capitu nao traiu
Esse foi o legado deixado por Machado, já que em sua trama de Dom Casmurro não é revelado se Capitu realmente traiu Bentinho, deixando ao leitor tomar essa decisão recheada de controversas.
A partir da análise da obra e as discussões de grupo, decidimos defender de que não houve a traição por motivos levantados ao longo da obra como:
1. Bentinho diz que o bebê não é dele, e sim de Escobar pois ele tem traços parecidos aos da criança. Mas como Bentinho estava muito desconfiado, ele pode ter criado em sua mente a semelhança de traços entre o bebê e Escobar.
2. Apesar da enorme desconfiança de Bentinho, pode-se dizer que Capitu não o traiu pelo fato de ter a esposa que tem a personalidade mais forte entre todas. Além disso, Capitu era extremamente apaixonada por Bentinho, o que confirma a quase certeza de que ela não o traiu, pois ela o considerava o amor de sua vida.
3. Bentinho era naturalmente calado, o que não é uma característica muito boa quando se trata de um relacionamento. Ele não tinha diálogo com a sua amada, isso pode ter feito com que ele tirasse suas próprias conclusões sobre a suposta traição. Por entender errado ou por não coletar informações suficientes.
4. No livro a Capitu diz que teme a separação de seu marido. Se ela disse isto, quer dizer que ela não o trairia. Se ela tivesse traído, provavelmente ela não faria tanto drama em resposta do pedido de separação do marido.
5. Bentinho tinha medo de saber que a traição era verdade. Mas chegamos à conclusão de que todo o amor que ele dizia sentir por Capitu era falso, já que não houve a confiança necessária de uma vida matrimonial. Bentinho foi logo acusando sua esposa de traição, mas não parou para ouvir o que realmente ela tinha para falar, por conta de sua “loucura”.