Capitu inocente
“Nem só os olhos, mas a restantes feições, a cara, o corpo, a pessoa inteira, iam se apurando com o tempo(...) Escobar vinha assim surgindo, da sepultura, do seminário e do Flamengo para se sentar comigo à mesa, receber-me na escada, beijar-me no gabinete de manhã, ou pedir-me a noite a benção do costume (...) Quando nem a mãe nem o filho estavam comigo, o meu desespero era grande, e eu jurava mata-los, a ambos...” (o debuxo colorido- capitulo 32)
O tempo passou.. Porem Bento nada fez, até certo dia em que Capitu e Ezequiel se preparam para ir à missa e Ezequiel se encontra com seu pai deparado com uma xícara de café:
BIA COLOCA O TRECO QUE EU COLOQUEI EM CIMA DA FOLHA AQUI, PORQUE MEU COMPUTADOR NAO TA ABRINDO AS MSGS DO FACE.
Esses argumentos sao contra bento que quando o lucas entrar, ele vai falar da xicara de café e tal ai a gente fala isso, que ele ja pensava em matar a mulher e o filho e nanana e perguntamos a Bentinho:
É verdade que o senhor ja pensou em cometer homicídio contra sua mulher e seu próprio filho?
Ai ele vai falar que sim , se falar que nao a gente mostra onde ta o trecho do livro.
Falamos do ciúme excessivo
ARGUMENTOS QUE INOCENTAM CAPITU
“Enfim, chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam também, as mulheres todas. Só Capitu, amparando a viúva, parecia vencer-se a si mesma. Consolava a outra, queria arrancá-la dali. A confusão era geral. No meio dela, Capitu olhou alguns instantes para o cadáver tão fixa, tão apaixonadamente fixa, que não admira lhe saltassem algumas lágrimas poucas e caladas...”
COMENTÁRIO Nesse trecho, Machado lança uma dúvida. De um lado, a visão do narrador condiciona a opinião do leitor quando diz, por exemplo,