Capitalização simples e compostas, pós adm fgv - matematica financeira
Módulo: 2
Atividade: 1
Título: Capitalização Simples e Capitalização Composta
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira
Turma:
Introdução
O presente trabalho visa esclarecer e conceituar duas formas de capitalização dos juros (simples e Composta) de uma aplicação financeira, financiamento ou empréstimo. Através de realização de pesquisas a materiais específicos da área financeira, tem-se como objetivo tornarem mais claras as diferenças e formas de trabalho da capitalização simples e da capitalização composta. Com base nas informações obtidas, visa-se exemplificar a aplicação de cada uma das duas formas de capitalização. Com base nos conceitos adquiridos, será possível conceituar e esclarecer a aplicabilidade de cada forma de capitalização de juros visando à utilização dos mesmos no mundo profissional.
Justificativa
A realização deste trabalho vê-se necessária para que através de pesquisas, conceitos e exemplificações seja possível esclarecer as idéias dos conceitos até aqui apresentados sobre capitalização de juros simples e compostos, desta maneira, facilitará a fixação o entendimento dos conceitos que serão apresentados futuramente, assim será possível aplicar os conceitos na pratica profissional.
Desenvolvimento
Taxa de Juros
A taxa de juros representa o custo de cada capital por unidade de tempo. Basicamente, trata-se da relação existente entre o juro de uma operação financeira e o capital que está aplicado.
1. Juros Simples
Os Juros Simples podem ser basicamente definidos como, remuneração de um determinado capital aplicado é diretamente proporcional ao valor do capital e ao tempo, sendo que somente ao final da operação financeira considerada é que será devida. Está idéia pode ser claramente entendida como um gráfico onde o crescimento é constantemente linear, sem alterações de curva, ou seja, o capital será crescente de forma linear com o tempo, conforme abaixo ilustrado: