capitalismo
Aluno: Marlon Gutemberg Alencar de Moraes - 14211150001
Curso: Serviço Social – Noturno – 2º Semestre
Disciplina: Sociologia II
Professor: João Simões
Data: 10/04/2015
CAPITALISMO: UMA HISTÓRIA DE AMOR
O documentário examina e mostra o impacto do capitalismo da sociedade e na vida do homem comum, em evidência dos Estados Unidos, considerado economicamente uma potência, porém há momentos drásticos em sua história, mas como já se sabe, o capitalismo consegue reverter à situação em seu favor, massacrando o que estiver em seu caminho. Os princípios capitalistas estão em conflito com os preceitos e opiniões religiosas, em especial cristãs, como também outras contradições no modelo econômico.
Inicialmente observamos o relato de pessoas despejadas por meio de execuções hipotecárias de suas casas onde viveram por décadas, infringindo todo e qualquer discurso sobre propriedade privada individual. O capitalismo que retira tudo e quase nunca retribui, juntamente com o Estado que têm como ramos suas instituições, agem concomitantemente amparados na legalidade jurídica, por outro lado, fora dos ideais e princípios sociais, com objetivos idênticos e semelhantes, no que diz respeito à obtenção de lucro, sem importar-se com as perdas e os prejuízos alheios, extinguindo as classes médias dessa maneira; “Os que tudo possui e os que nada têm”, se transformando com disparidade em dois extremos que jamais vão entrar em equilíbrio de igualdade.
Enquanto os grandes capitalistas comemoram grandes lucros à curto prazo, no outro extremo está o desemprego aumentando gradativamente, sindicatos destruídos, e muitos trabalhadores sobrecarregados com a exploração do capital, que age sugando como um parasita toda sua força de trabalho e capacidade vital. Por outro lado, curiosamente cresce os incentivos à empréstimos bancários com altas taxas de juros, aumenta também a venda de antidepressivos devido aos