Capitalismo
Surgiu depois do feudalismo com o surgimento da moeda, fortalecido pelas Grandes Navegações.
Comercial – poder nas mãos dos monarcas, intervenção governamental. O poder do país era medido pelas pedras preciosas que tinham. Os europeus acumulavam capitais. Países europeus acumularam capitais, principalmente a Inglaterra.
Industrial – surgiu com a Revolução Industrial, com a utilização de máquinas a vapor. O trabalho passou a ser assalariado (Karl Marx), assim o trabalhador também tinha renda para o consumo. O estado não intervinha mais, apenas garantia de livre iniciativa, concorrência e direito a propriedade privada.
*Liberalismo: ao buscar seus próprios interesses, cada um acabaria contribuindo para o interesse coletivo mais eficientemente. Defendia a mão invisível no mercado.
Financeiro – Formação de grandes empresas e crescimento de bancos e empresas financeiras. Houve fusões e incorporações que resultaram em monopólios e oligopólios. Introdução de novas tecnologias e novas fontes de energia, criação dos primeiros laboratórios de pesquisa de grandes corporações industriais atuais. Descoberta da petroquímica. A concorrência era tanta que ocasionou a Expansão Imperialista Européia na África e Ásia (Conferência de Berlim, as potências da Europa partilharam os continentes entre elas). Essa partilha consolidou a divisão internacional do trabalho – colônias forneciam matéria prima para países que se industrializavam ¬-.
*Fora da Europa, o Japão e os EUA também se tornaram grandes potências industriais.
Os bancos eram financiadores de produções. Incorporaram indústrias que criavam bancos para dar suporte financeiro. Ficava mais difícil distinguir capital industrial do bancário que passou a ser denominado capital financeiro. As empresas deixam de ser financeiras e passam a