Capitalismo
O início do capitalismo ocorreu no século XIII, a partir da desestruturação do sistema feudal, que modificou o setor produtivo e as relações de trabalho, onde houve o renascimento comercial, que ficou caracterizado pela transição do feudalismo para o capitalismo.
O capitalismo é o sistema socioeconômico em que os meios de produção e as mercadorias são predominantemente de propriedade privada. Seu objetivo principal é a máxima obtenção de lucro e acúmulo de riquezas. Outras características básicas do capitalismo são a lei da oferta e da procura, a livre concorrência e a divisão de classes.
A lei da oferta e da procura afirma que, quando a disponibilidade de um produto (oferta) é muito grande, os seus preços tendem a ser menores. Por outro lado, quando a procura é bem maior que essa disponibilidade, os preços tendem a aumentar.
A livre concorrência é a ideia de que diferentes empresas de um mesmo ramo da economia, ao concorrerem entre si, proporcionam uma redução dos preços e a melhoria do que é oferecido, pois o consumidor optará por aqueles produtos ou serviços que oferecem a melhor qualidade pelo menor preço possível.
Temos uma minoria "capitalista" (donos dos meios de produção e de capitais) e temos também uma maioria chamada “proletária”, pessoas que vendem sua força de trabalho em troca de um salário que garanta saúde, alimentação, transporte, lazer, etc.
No entanto, nem sempre o capitalista oferece uma remuneração que seja suficiente para sanar todas as necessidades básicas da maioria dos trabalhadores. Desse processo, o capitalista adquiriu a mais-valia, que corresponde aos lucros oriundos do trabalho do proletário.
fontes: http://www.escolakids.com/capitalismo.htm
http://www.mundoeducacao.com/geografia/algumas-caracteristicas-capitalismo.htm