Capitalismo
O sistema capitalista apresentou grande dinamismo ao longo de sua história e foi se transformando à medida que os desafios à sua expansão foram surgindo.
Com, o tempo sobrepôs a outros sistemas de produção, até se tornar hegemônico, o que é incontestável nos dias de hoje. Esse sistema é também chamado de economia de mercado. Características do sistema capitalista Predomínio da propriedade privada dos meios de produção, ou seja, terras fábricas, minas, bancos, entre outros.
Divisão da sociedade em classes: os capitalistas, donos do meios de produção, e os trabalhadores, que vendem sua força de trabalho para os capitalistas.
Mecanismos de mercado regidos pelos grandes grupos capitalistas. Há uma busca constante pelo lucro, que é investido em novas tecnologias para a obtenção de maior rentabilidade e, consequentemente, maiores lucros. Crises cíclicas que ocorrem em determinados momentos históricos devido a fatores relacionados à superprodução a problemas políticos.
Relações de trabalho com o predomínio do trabalho assalariado.
As fases do capitalismo
Considerando seu processo de desenvolvimento, costumase dividir o capitalismo em quatro fases:
1. Capitalismo comercial;
2. Capitalismo industrial;
3. Capitalismo financeiro;
4. Capitalismo técnico-científico informacional.
Capitalismo comercial
Estendeu-se do fim do século XV até o século XVIII e foi marcada pela expansão marítima das potências econômicas da Europa
Ocidental na época (Portugal, Espanha, Inglaterra, França, etc.)
Nessa época, as trocas comerciais proporcionaram grande acumulo de capitais. A economia funcionava segundo a doutrina mercantilista.
O mercantilismo foi uma doutrina econômica adotada pelas monarquias nacionais nos séculos XV ao XVIII e baseava-se na intervenção do Estado na economia.
O objetivo era acumular