capitalismo
Para Compreensão a cerca do capitalismo, precisamos conhecer o entendimento da definição do mesmo. Pressupõe uma serie de conhecimentos que este escrito tem como propósito oferecer. Podemos caracterizar o Capitalismo a partir da acepção mais comum do vocábulo. Segundo o autor, quando pensamos na palavra “capitalismo”, logo remetemos a ideia de capital, sujeito rico, poderoso, em geral dono ou dirigente de empresa industrial, comercial ou banco. Ao obsevar em outro ângulo o autor sugere a enorme variedade de produtos que são estridentemente propagandeados pelos meios de comunicação de massa. Representantes como símbolos atuais os automóveis e a televisão.
Umas das características do capitalismo superficiais, não evidentes, mas que podemos encontrar em alguns fios que poderão nos conduzir á sua essência é a concorrência pelo dinheiro, este representado pela riqueza. È comum todos quererem o dinheiro. Pois todas as coisas desejáveis estão a venda, são mercadorias. É claro que existem no inter-relcionamento espontâneo das pessoas produtos aos quais não existem o pagamento “em Espécie”. Mas é fato que o capitalismo tem a tendência de transformar tudo o que é desejável em objeto de comercio. O amor mesmo não pode ser comprado, mas sexo pode.
Uma das características do capitalismo é o “capital”, valores à procura de inversão lucrativa, inversão esta que pressupõe um mercado, uma demanda solvável, uma necessidade virtual ou real que pode ser explorada mercantilmente. Podemos citar que não existe outra instituição mais autoritária do que a empresa capitalista. Ela é propriedade privada, mesmo quando o titular é uma entidade pública, exemplo disso é um governo nacional, estadual ou municipal. Outra característica essencial do capitalismo é que ele é plural, sua organização em múltiplas unidades autônomas, em perene competição pelos mercados.
Visto