Capitalismo
Nos dois primeiros capítulos, o autor efetua uma análise teórica e argumentativa, para nos três seguintes dedicar-se às respostas de questionamentos, organizados em três temáticas distintas.
Bauman, nesta obra, efetua uma análise contundente das atuais vicissitudes que o neoliberalismo em vigor no mundo globalizado produz tanto nos itinerários individuais de vida como nas áreas da sociedade antes resistentes às intempéries econômicas, como a educação escolar.
No presente livro, o leitor encontrará na obra do professor emérito das Universidades de
Varsóvia e Leeds uma compreensão da atual crise econômica recentemente vivida nos Estados
Unidos e que repercutiu para centenas de outros países, no mundo inteiro, evidenciando o que o autor demonstra ser um comprometimento entre os atuais governos democráticos e a vigência de políticas de mercado que assujeitam homens e mulheres a uma vida repleta de dívidas, na qual a única participação legítima e outorgada pela sociedade de consumo se faz por meio de uma interminável jornada na busca de mercadorias logo substituídas e pela assunção de empréstimos bancários que possam permitir que essa modalidade de cidadania prossiga em curso. Como afi rma
Bauman, “como todos os parasitas, [o capitalismo ] pode prosperar durante certo período, desde que encontre um organismo ainda não explorado que lhe forneça alimento. Mas não pode fazer isso sem prejudicar o hospedeiro...” (p.8-9).
Em todos os capítulos da presente obra, por conseguinte, Bauman deixa evidenciar o objetivo de sua análise: questionar os efeitos sociais das políticas neoliberais