capitalismo
O capitalismo consiste em um sistema político-econômico tendo ponto de partida principalmente nos países Europeus como Inglaterra, França e Alemanha.. Ele juntamente com suas evoluções foi aliado ao desenvolvimento industrial e tecnológico, em que o homem perde seu posto de trabalho para a instalação de máquinas, visando uma maior margem de lucros, pois essa é a verdadeira essência do capitalismo.
A primeira fase foi o Capitalismo Comercial que iniciou-se no século XV até o século XVIII, tendo como fator principal as expansões marítimas das potências da época, buscando novas rotas para comercialização, visando destruir o domínio das cidades italianas no comércio com o Oriente pelo Mediterrâneo. Foi esse o período dos grandes descobrimentos e domínios territoriais, conseqüentemente a escravização de milhares de nativos americanos e africanos. Nessa época a produção de mercadorias era essencialmente artesanal, portanto a maior fonte de riqueza era o comércio, onde para os comerciantes tudo era produto, inclusive seres humanos (escravos).
A segunda fase foi denominada Capitalismo Industrial que teve inicio nas primeiras décadas do século XVIII com o Reino Unido da Grã Bretanha comandando a Revolução Industrial, caracterizada por uma grande modificação no sistema de fabricação de mercadorias e nas condições de trabalho. Nesse sistema, houve grandes melhorias nas formas de produção, máquinas a vapor e máquinas hidráulicas começam a substituir a mão-de-obra humana, ocasionando assim maior produtividade em um menor prazo. Também foi no Capitalismo Industrial que a expansão do transportes terrestre e marítimo aconteceu, resultando na crescente circulação de pessoas e mercadorias. O capitalismo