Capitalismo
O que é o Capitalismo?
O Capitalismo é um sistema que se desenvolve a partir da crise do feudalismo. Assim, foi marcado, o princípio, pela livre concorrência e pela livre iniciativa, ou seja, qualquer indivíduo teria a liberdade para realizar seu próprio negócio .
De início, o mercado, ou seja, o jogo entre a oferta e a procura de bens e serviço, regulava a economia. Uma vez havendo a apropriação individual dos meios de produção, a sociedade se caracteriza pela existência de classes sociais, sendo a burguesia formada pelos proprietários desses meios e o proletariado, constituída pelos trabalhadores que, em troca de salário, cedem suas forças de trabalho aos capitalistas burgueses.
História do Capitalismo
O capitalismo moderno e, segundo muitos economistas, mais próximo do ideal, começa com a Revolução Industrial e as chamadas revoluções "burguesas", marcadamente a Revolução Gloriosa inglesa, a Independência dos EUA e a Revolução Francesa. Certos autores, como Braudel, defendem, no entanto, que o capitalismo remonta à expansão da economia-mundo durante o Renascimento.
A propriedade privada já existia nas tribos judaicas. A Torá apresenta diversos exemplos. Os regimes teocráticos, por outro lado, seguiam um modelo mais próximo do feudal, com todas as terras pertencentes ao rei, e os seus súditos trabalhando nelas. O Código de Hamurabi também apresenta evidências da instituição da propriedade privada, o que faz crer que a existência de propriedade privada se confunde com a própria história.
Na pré-história as pessoas comumente viviam em pequenas tribos nômades de caçadores e coletores e não desenvolveram a instituição da propriedade privada, porque todos se conheciam e formavam laços de confiança. Contudo, existiam distinções de propriedade entre as várias tribos.
Com o crescimento populacional, o desenvolvimento da agricultura, a criação das cidades e o aumento da divisão de trabalho, os seres humanos passaram a viver em sociedades