Capitalismo e Socialismo(Caracteristicas e Definições)
Fazes do Capitalismo
Capitalismo comercial
Essa etapa do capitalismo se estendeu do século XV até XVIII. Houve uma expansão de potencias, como Espanha e Portugal, que tinham como objetivo descobrir uma nova rota para as Índias, e tirar a supremacia da Itália no comércio com o Oriente, através do Mediterrâneo.
Esse termo capitalismo comercial se deu porque o acúmulo de riquezas ocorreu por meio do comércio. A economia nesse período funcionava sob a intervenção governamental, pois promover e aumentar o poder do Estado. A riqueza e o poder de um país era medido pela quantidade de metais e pedras preciosas.
Durante o capitalismo comercial tudo que pudesse ser vendido como lucro virava mercadoria na mão dos comerciantes europeus. O negócio mais lucrativo foi o tráfico de escravos negros.
Capitalismo Industrial
Uma de suas características mais importantes foi a de transformar da natureza, uma quantidade bem maior de produtos aos consumidores, o que multiplicava o lucro dos produtores.
Os mecanismos da exploração capitalista foi chamada por Karl Marx de mais valia. Mais valia: o trabalhador assalariado recebe uma remuneração por cada jornada de trabalho. Assim todo produto vendido traz uma parte que não é paga aos trabalhadores, permitindo o acúmulo de capitais.
Por isso que o regime assalariado é a melhor forma de trabalho no capitalismo. O trabalhador assalariado além de produzir mais, tem condições de comprar os produtos. Com o aumento da produção também houve o aumento de mão-de-obra, energia, matéria-prima e mercado para os seus produtos.
Consolidou-se uma nova doutrina econômica, o liberalismo.
Houve também competição para se ganhar mercados consumidores e novas fontes de matérias-primas.
A primeira metade do século foi também um período de instabilidade econômica e geopolítica.
Houve a Primeira Guerra Mundial, Revolução Russa, Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial.
Capitalismo Financeiro
O capitalismo