Capitalismo, séc. xviii e xix e história.
Palavras chave: Capitalismo, Séc. XVIII e XIX e História.
Introdução
A finalidade deste trabalho é descobrirmos através de pensadores como Thompson e Weber, como temos o desenvolvimento capitalista no século XVIII e XIX na sociedade européia. Mesmo Thompson e weber não sendo contemporâneos, observamos vários aspectos comuns em suas obras tratando de que forma e quais foram os motivos e os desenrolares do capitalismo.
Desenvolvimento
Para começarmos iremos discutir os principais pontos onde Thompson e Weber se encaixam. Temos: como ocorreu a mudança de significado do tempo e trabalho (a visão de Thompson); a mentalidade natural do homem propicia ao ócio sem tentativa de acúmulo de capital; e para finalizar a utilização de diferentes recursos para a tentativa de incentivo aos trabalhadores para que estes aumentassem a produção.
Com o início do capitalismo temos uma mudança tanto econômica e política quanto na mentalidade da sociedade. Como assim uma mudança na mentalidade? No inicio de tudo antes da revolução industrial e inovações tecnológicas tínhamos a utilização dos meios naturais para a orientação temporal. O homem pré-industrial utilizava-se de meios naturais para seguir com sua vida, não existia interferência da máquina, este só precisava conhecer a natureza, como: as estações do ano, a mudança das fases da lua, como se orientava o Sol e as constelações. Com isso vivia-se em uma sociedade que não fazia uso de meios artificiais de contagem do tempo, pois no período pré-revolução industrial a vida era essencialmente agrária desta forma era essencial ao homem conhecer o tempo da natureza, por exemplo: