Capitalismo para principiantes
CAPITALISMO PARA PRINCIPIANTES Barreiras – BA
Agosto - 2012
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR UNYAHNA DE BARREIRAS-IESUB
RESUMO CRÍTICO DO LIVRO CAPITALISMO PARA PRINCIPIANTES
Curso: Administração Geral
Turma: II Noturno Ueles de Souza Santos
Professor: Antonio Batista Junior
Barreiras – BA
Agosto – 2012
RESUMO CRÍTICO
Clã, primeira forma de organização social onde todos trabalhavam em busca do bem comum, ou seja, a sobrevivência, contudo isso a media de vida estava abaixo dos vinte anos. Como a escassez de alimentos era grande, o homem passou a buscar novas formas de conseguir o sustento, criando então o arco e flecha. Ao colocar em pratica os novos métodos de conseguir mantimentos, facilitou a vida do homem. A partir daí, começa a gerar excedentes que veio a promover o intercambio entre as tribos, onde trocava alimentos entre se.
O aumento da produção fez que as tribos almejassem ir mais alem, com isso surgem os primeiros conflitos onde cada um defendia seus interesses. Surgia então à chamada propriedade privada, essa era conquistada na força, quem estivesse mais preparado vencia a batalha e se tomava posse da propriedade alheia. Portanto, surge ai um novo modelo de sociedade que se dividia em duas classes: os senhores formada pelos grupos que dominaram e venceram os conflitos e a dos escravos, esses perderam suas terras e trabalhavam a morrer, outros aumentava sua produção.
Em seguida surge o feudalismo, uma forma de escravizar porem poupava a vida do individuo, uma vez que não era interessante perder mão de obra. Os escravos trabalhavam sem ganhar nada em troca, mas só em estar vivo e sem apanhar já era lucro.
Com o passar dos tempos surgem então os mercadores, homens que vendiam de tudo. Como não havia moeda, a negociação era feita através de troca, onde quem ganhava era os senhores que trocava as peças produzidas pelos artesãos por essas benfeitorias e depois faziam