capitalismo monopolista (Citação comentada)
Capítulo 11
Mais-valia e trabalho excedente
"Concorda-se geralmente que o capital monopolista teve início na últimas duas ou três décadas do século XIX. Foi então que a concentração e centralização do capital, sob a forma dos primeiro trustes, cartéis e outras formas de combinação, começaram a firmar-se; foi então, consequentimente, que a estrutura moderna da industria e das finanças capitalistas começou a tomar forma." (p.215)
O capital monopolista teve início nas três ou duas últimas décadas do século XIX. Foi nesse período que a concentração e a centralização do capital, sob a forma de trustes, cartéis e holdings, começaram a firmar-se. Nesse momento, há uma remodelagem da indústria que a conduzirá ao seu formato moderno das finanças capitalistas. Ao mesmo tempo, se cristaliza a colonização do mundo, as rivalidades internacionais e os conflitos armados pela divisão do globo em esferas de influência econômica e hegemônica dão contorno ao que os historiadores denominam de fase moderna do imperialismo colonial, ou neocolonialismo imperial.
"Desse modo, o capitalismo monopolista abrange o aumento de organizações monopolistas no seio de cada país capitalista, a internacionalização do capital, a divisão internacional do trabalho, o imperialismo, o mercado mundial e o movimento mundial do capital, bem como as mudanças na estrutura do poder estatal."
"E a revolução técnico-científica, baseada na utilização sistemática da ciência para a mais rapida transformação da força de trabalho em capital, começa também, como já vimos, ao mesmo tempo." (p.216)
O desenvolvimento do processo de produção é vivenciada no mesmo período que o capitalismo monopolista. A gerência científica e a reestruturação da produção em sua base moderna têm suas raízes nas últimas duas décadas do século XIX. Assim como a utilização da ciência voltada para o desenvolvimento de processos produtivos que agregam constantemente tecnologia, há uma consequente e