capitalismo mercantil
Surgiram também intermediarios entre materias primas e mão de obra, o capitalismo se tornou uma figura que entendia e dominava a produção e comerciação de bens, tinha informaçoes que os empregados não tinham, o processo de tomar decisões sobre as empresas.
O crescimento nas operações comerciais e industriais tornaram necessário enfatizar o controle e a documentação, os militares e os comerciantes Venezianos registravam e controlavam todas as operações desta forma tento um maior controle sobre as mercadorias.
Maquiavel ficou muito conhecido na epoca, por suas ideias renascentistas a respeito da administração, posteriormente o nome Maquiavel ficou conhecido como sinônimo de esperteza mal-intensionada, ele era um analista do poder e do comportamento de dirigentes o que nos mostra que certamente seria um escritor de textos administrativos e liderança, pois tinha ideias magnificas e era um lider nato.
A reforma protestante, no secúlo XVI, modificou alguns valores que influenciaram a cultura empresarial e criou novos paradigmas para a administração das organizações, Martinho Lutero aboliu a hierarquia da igreja catolica que até aquela epóca praticalmente madavam em tudo que acontecia ao seu redor. Essa proposta transferiu os poderes de decisão do clero para o cidadão comum, sem cardeais , papas etc, se criou um novo modelo de administração.
No século XVII, as tendências que o mercantilismo havia iniciado formaram a Revolução Indústrial, com o surgimento de fábricas e invenção de maquinas que ajudavam na produção de mercadoria.Na Inglaterra o primeiro país a fazer a transição para a sociedade indústrial ,com um sistema chamado (putting-out-system), nesse sistema, os capitalistas entregavam materias primas e maquinas da produção de têxteis