capitalismo, globalização, sustentabilidade e industrialização de alimentos
“A sociologia se debruça sobre fenômenos sociais que nos afetam em nosso dia a dia”. Neste trabalho seguem especificações as quais se referem diretamente à sociedade moderna em que vivemos.
Muitos dos conceitos são antigos, porém, os mesmos ganham novos sentidos aprimorados aos dias atuais.
Globalização
Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial visível desde o final do século XX. Trata-se de um fenômeno que criou pontos em comum na vertente econômica, social, cultural e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado.
O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios.
Embora vários estudiosos situem a origem da globalização em tempos modernos, outros traçam a sua história muito antes da era das descobertas e viagens ao Novo Mundo pelos europeus. Alguns até mesmo traçam as origens ao terceiro milênio A.C. No final do século XIX e início do século XX, a conexão das economias e culturas do mundo cresceu muito rapidamente.
Capitalismo
Capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Decisões sobre oferta e demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo e os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. O capitalismo é dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo.
Alguns definem o capitalismo como um sistema onde todos os meios de produção são de propriedade privada, outros o definem como um sistema onde a maioria dos meios de produção está nas mãos privadas.
O capitalismo também se refere a acumulação de capital. São característicos do capitalismo: meios de produção privada,