Capitalismo/Globalização/Revolução Industrial
Globalização – Processo econômico e social que estabelece uma integração entre países e as pessoas do mundo.
O início gera discordância quanto ao momento histórico de seu surgimento aqui no Brasil, porém a data mais significativa e aceita é no fim da década de 80 onde o mundo era dividido em dois: capitalista e socialista.
O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios - até então restritos ao mercado interno - para mercados distantes e emergentes.
O complexo fenômeno da globalização teve início na Era dos Descobrimentos e se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Foi resultado da consolidação do capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos (Revolução Tecnológica) e da necessidade de expansão do fluxo comercial mundial.
As inovações nas áreas das Telecomunicações e da Informática (especialmente com a Internet) foram determinantes para a construção de um mundo globalizado.
O surgimento dos blocos econômicos - países que se juntam para fomentar relações comerciais, por exemplo, Mercosul ou União Europeia - foi resultado desse processo econômico.
O impacto exercido pela globalização no mercado de trabalho, no comércio internacional, na liberdade de movimentação e na qualidade de vida da população varia a intensidade de acordo com o nível de desenvolvimento das nações.
A globalização faz parte do dia a dia de todos nós, um exemplo bem comum é o aparelho celular. Todo dia, chega no mercado cada vez modelos, mais modernos, com mais tecnologia, se estragar não consertamos é muito mais fácil ir na loja mais próxima e comprar outro.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - Inicia no Brasil no século XX em 1930.
Representa o processo pelo qual a indústria aparece como setor dinâmico de uma economia, aquele que agrega mais