Capitalismo, globalizacao e revolucao industrial
O Capitalismo teve seu início no Brasil no começo do século XX, assim como no resto do mundo, é um dos principais incentivos a Globalização. Capitalismo e Globalização andam juntos, inclusive alguns especialistas afirmam que a Globalização é a expansão e a fase mais avançada do Capitalismo na qual o intercâmbio, as trocas e interações entre mercadorias, pessoas, serviços, cultura, informação e conhecimento ganham o mundo. A Globalização é um processo de integração econômica, social, cultural e política, o Capitalismo modernizou transportes, máquinas e até mesmo a comunicação, melhorando ainda mais a integração global. Mas essa “parceria” Capitalismo e Globalização faz também com que países pobres fornecem matéria prima para países com tecnologia e em troca recebem a tecnologia ou os produtos produzidos. Claro que sempre lucram com isso os ricos e os países pobres aumentam sua dívida. O Brasil, por exemplo, é um dos maiores fornecedores de matéria-prima de todo o mundo.
A Revolução Industrial é decisiva para o Capitalismo. Os donos do capital passam a serem os donos do poder, então os bens de consumo são fabricados em grandes quantidades, ou seja, venda em grande quantidade, automatizando empresas e otimizando o seu ciclo produtivo.
Com a livre concorrência, gerada pelo Capitalismo e até mesmo a Globalização, o mercado se ampliou, atingindo todas as partes do mundo e aumentando as forças produtivas. O consumo massivo e desnecessário "nunca vai mudar" e tende sempre a piorar, destruindo aos poucos o planeta. Acredito que temos capacidade de pelo menos retardar ainda mais esse processo transitivo do sistema produtivo. A cada dia percebe-se uma evolução no pensamento das pessoas no sentido de se reeducar em relação ao consumismo ecologicamente correto.