CAPITALISMO COMERCIAL TRABALHO
ESCOLA DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS
PROFESSORA: GABRIELA ASSUNÇÃO
TURMA 1MA
CAPITALISMO COMERCIAL
ALUNA: MANUELA AMARAL RIBEIRO
NATAL, 27 DE MAIO, 2015.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa abordar assuntos relacionados sobre a primeira fase do capitalismo – capitalismo comercial –, período surgido entre os séculos XV e XVIII.
Pretende-se informar sobre os locais onde o capitalismo se desenvolveu, suas bases de formação, suas principais características e por fim, analisar a importância da repercussão em sua formação territorial.
DESENVOLVIMENTO
O capitalismo comercial é conhecido como a primeira fase do capitalismo. Iniciou-se na Europa, sua gestação começou no Renascimento Comercial nos séculos XIII a XIV. Porém ganhou força no início do século XIV no desenvolvimento da burguesia comercial europeia. Os locais onde o capitalismo comercial mais se desenvolveu foram cidades italianas de Gênova e Veneza, Espanha, Portugal, Alemanha, França, Inglaterra e Países Baixos. O surgimento desse capitalismo, está fundamentado tanto no progresso econômico dos séculos XVI - XIII quanto na crise dos séculos XIV - XV. O primeiro fator contribuiu para a formação da burguesia, o desenvolvimento da vida urbana, o incremento da produtividade agrícola e artesanal, a intensificação do comércio e o despontar de um sistema financeiro. O segundo fator desorganizou de tal maneira a sociedade europeia, que tornou necessária a intervenção do Estado, recém-nascido, para superar as dificuldades. Em seu sentido mais restrito, o capitalismo corresponde a acumulação de recursos financeiros (dinheiro) e materiais (prédios, máquinas, ferramentas) que têm sua origem e destinação na produção econômica. Suas características se restringem no grande poder econômico, social e político da burguesia comercial, o uso da mão-de-obra escrava de origem africana,