CAPITAL
Num sentido mais amplo, uma capital é a cidade que tem a prominiência num campo social, cultural, económico ou de outra índole (por exemplo, Paris e Milão são as capitais da moda, e pela sua parte Jerez a capital do vinho).2 3
Índice [esconder]
1 África
2 América
3 Europa e Médio-Oriente
4 Oceania
5 Ver também
6 Referências
África[editar | editar código-fonte]
Na África do Sul, a capital administrativa é Pretória, a capital legislativa é a Cidade do Cabo e a capital judicial é Bloemfontein. Esta é uma herança deixada pelo compromisso acordado entre a maioria das diferentes províncias quando foi criada a União da África do Sul em 1910.
América[editar | editar código-fonte]
No Chile, o congresso nacional mudou-se para a cidade de Valparaíso (localizada na região metropolitana de Santiago, a capital oficial), porém, mantendo-se, no entanto, Santiago do Chile como a capital.
Atualmente, a capital nacional do Brasil é Brasília, construída e efetivada no mandato do presidente Juscelino Kubitschek. Anteriormente, foi a cidade do Rio de Janeiro (de 1763 até 1960; tendo sido, durante esse período também a capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e do Império do Brasil) e a capital original, Salvador.
Europa e Médio-Oriente[editar | editar código-fonte]
Nos Países Baixos, o governo, o chefe de estado, Rei Guilherme, e o supremo tribunal estão sediados em Haia, mas a constituição determina que a capital oficial é Amsterdão.
A cidade de Nicósia é atualmente a única capital Europeia que ainda está dividida: ao norte, a parte Turca e ao sul, a parte grega, separadas pela linha verde, uma zona desmilitarizada administrada pelas Nações Unidas.
Na