Capital Social - Sociologia
Este trabalho mostra os conceitos do capital social e como é a sociedade dividida em suas ramificações, onde mostra o capital inteiro, e mostra como é importante a união, a formação de grupos sociais, para a vida de um indivíduo, e fala sobre o que todos necessitam, que é a necessidade de um outro ou mais indivíduos para atingir um objetivo. A sociedade é muita dividida em classes sociais por causa da diferença socioeconômica, gerando uma grande desigualdade, que vem da cultura, onde alguns tem mais estudos e uma estrutura econômica melhor que de um outro indivíduo. Também é mostrado os pontos positivos e negativos da sociedade que fala sobre as partes antiéticas presentes na sociedade, com objetivo de um benefício próprio, contra a sociedade, e também mostra as partes boas da sociedade, onde todos respeitam as normas de convivência social.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho pretende conceituar Capital Social, e seu papel na formação de uma cultura participativa e cooperativa.
O Capital Social deve ser foco de atenção tanto do Estado quanto da sociedade, formando cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres, gerando um comportamento mais responsável e coletivo.
O Capital Social é visto sob diferentes aspectos de acordo com a formação teórica de cada autor.
A importância do Capital Social para o desenvolvimento socioeconômico e distribuição de renda possuem diversas abordagens que serão tratadas nesta pesquisa, sob visão de diferentes autores.
No que tange à relação entre posição social e capital social, tudo se passa como se os diferentes tipos de capital social estivessem distribuídos no espaço social, conforme as diferenças/desigualdades socioeconômicas e como desigualdades socioeconômicas definem os capitais sociais, agregados de recursos reais ou potenciais vinculados à posse de uma rede de relações, a qual é relevante ao acesso de bens e serviços, para reivindicar e expressar suas demandas e