Capital intelectual
O capital intelectual tem se tornado o principal recurso para o contínuo desenvolvimento das organizações. Em função das mudanças tecnológicas, econômicas, políticas e sociais, a sociedade tem buscado novos conhecimentos e novos valores que estão fazendo para dessa nova fase global. A sociedade está percebendo, através das mudanças, que para sobreviver no mercado competitivo é preciso participar de todo processo evolutivo, buscando estar devidamente qualificado e proporcionar melhores resultados a essa nova estrutura organizacional que tem privilegiado o capital intelectual e seus benefícios para as organizações na era do conhecimento.
INTRODUÇÃO
Diante de um mundo globalizado, temos uma sociedade que anseia por conhecimentos através de uma constante, por ser de imperiosa necessidade para a obtenção de resultados satisfatórios nos empreendimentos, tanto pessoais quanto profissionais. As organizações, na busca da solidificação para que possam se perpetuar em suas atividades depara com a necessidade de possuírem cada vez mais e melhor o capital que só é formado através do conhecimento, é o chamado capital intelectual. Ao detentor deste poderoso demarcados de mercado cabe a utilização de forma proveitosa para que possa estar no âmbito do mercado internacional e expor o seu diferencial, já que a moeda poderosa deste século é o conhecimento, que se obtém através da busca contínua em aperfeiçoar o que já foi adquirido e enveredar-se por caminhos até o momento desconhecidos, através da pesquisa.
Em todas as regiões, o Capital Intelectual é responsável pelos resultados obtidos por uma sociedade que através do mesmo tem a possibilidade de transformar a realidade local de modo proveitoso para os indivíduos. Este Capital não possui origem financeira, entretanto a sua utilização conduz a resultados financeiros que são revertidos em benefícios para a humanidade, atendendo desde as necessidades primárias a secundárias. Esse diferencial denominado Capital