CAPITAL INTELECTUAL
O desenvolvimento exige o crescimento das habilidades, conhecimentos e competências das pessoas, o que tem sito conceituado como “capital humano”. Quanto maior o capital humano, melhores as condições de desenvolvimento.
Investir em capital humano significa investir, sobretudo, em educação, mas também em outros fatores relacionados à qualidade de vida, tais como as condições de saúde, alimentação, habitação, saneamento, transporte, segurança etc, sem as quais a educação, por si só, não consegue atingir seus objetivos.
Não é possível existir desenvolvimento sem que as pessoas desenvolvam suas potencialidades.
Também se fala muito do capital humano como principal fonte do valor. O valor não está apenas nos bens físicos, mas, sobretudo, nos bens intelectuais, nas tecnologias, no conhecimento aplicado, nos softwares, no design, no marketing etc.
Quem pode promover o desenvolvimento? As pessoas. O desenvolvimento não é resultado automático do crescimento econômico, é o resultado das relações humanas, do desejo e da vontade das pessoas de alcançarem uma melhor qualidade de vida para todos. O desenvolvimento depende da adesão das pessoas, da decisão de se colocarem como sujeitos sociais. Portanto, a qualidade do desenvolvimento depende da qualidade das pessoas, ou seja, do capital humano.
O desenvolvimento exige o crescimento das habilidades, conhecimentos e competências das populações, o que tem sido conceituado como capital humano. Quanto maior o capital humano melhores as condições de desenvolvimento. Investir em capital humano significa investir sobretudo em educação, mas também em outros fatores relacionados à qualidade de vida, tais como:
- Condições de saúde;
- Alimentação;
- Habitação;
- Saneamento;
- Transporte;
- Segurança etc.
Sem elas, a educação, por si só, não consegue atingir seus objetivos. Parece evidente que baixos índices de capital humano refletem em menores condições de competitividade.