Capital intelectual
Esta pesquisa se propôs a apresentar o capital intelectual como diferencial competitivo no ambiente organizacional. Sendo assim optamos como objeto de estudo a empresa ELETRONORTE/BELÉM, tendo como principal foco verificar a execução da gestão do conhecimento como ferramenta para otimização do capital intelectual, a partir de então ficou definido durante a pesquisa o objetivo geral e os objetivos específicos, esses que vem amparar toda a fundamentação teórica.
Em seguida, apresentou-se a caracterização da empresa e seu ambiente, procurou-se antes de entrar na pesquisa de campo, se chegar ao propósito de desenvolver uma fundamentação teórica, que deu apoio a pesquisa, onde houve uma abordagem nos temas sobre: conceitos básicos de gestão do conhecimento; gestão do conhecimento; capital intelectual; a empresa e seu capital humano; mensuração do capital intelectual com a diferença entre o valor de mercado e o valor contábil, modelo de Sveiby e o modelo da Skandia.
Logo depois, foi realizada a pesquisa de campo verificar e responder o que foi trabalhado teoricamente, onde foram aplicados questionários aos funcionários, contendo dez perguntas fechadas relacionadas à situação problema, referente a uma análise significativa do que ocorre na ELETRONORTE/BELÉM.
Para finalizar, buscou-se uma análise crítica, mostrando o que de fato ocorre na empresa através da mensuração dos questionamentos confrontando com a teoria para dar resposta ao questionamento relacionado a valorização da empresa através de seu capital intelectual.
1.1 - SITUAÇÃO PROBLEMA
A globalização econômica e tecnológica levou as organizações a transformarem seu modo de fazer gestão, gerando a necessidade de se adequar às exigências e carências da sociedade. No mundo atual, observa-se que, para as organizações obterem bom desempenho torna-se necessário que atuem em redes, numa sincronia ambiental interna e externamente, promovendo mudanças, para que se mantenham competitivas.
Para tal,