Capital intelectual - ava
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
TEORIA DA CONTABILIDADE
Jacareí – SP
2011
CAPITAL INTELECTUAL
Capital Intelectual é considerado um capital invisível formado por ativos intangíveis, é bastante importante na formação e permanência da empresa no mercado. Apesar de não ter valor de venda é um dos mais importantes bens da organização, mas não possui valor real avaliado, se fazendo necessário a auto avaliação da empresa. Para Sveiby, o capital intelectual é composto dos seguintes ativos intangíveis:
1. Uma nova visão do homem, do trabalho e da empresa. 2. Estrutura plana, horizontalizada, enxuta, de poucos níveis hierárquicos. 3. Organização voltada para processos e não por funções especializadas e isoladas. 4. Necessidade de atender ao usuário - interno e externo - e, se possível, encantá-lo. 5. Sintonia com o ritmo e a natureza das mudanças ambientais. 6. Visão voltada para o futuro e para o destino da empresa e das pessoas.
7. Necessidade de criar valor e de agregar valor às pessoas, à empresa e ao cliente.
8. Criação de condições para uma administração participativa e baseada em equipes.
9. Agilidade, flexibilidade, dinamismo e pro atividade.
10. Compromisso com a qualidade e com a excelência dos serviços.
11. Busca da inovação e da criatividade. Stewart (1998), afirma que o Capital Intelectual forma a matéria intelectual - conhecimento, informação, propriedade intelectual, experiência que pode ser utilizada para gerar riqueza. Desta forma, podemos dizer que o capital intelectual abrange os conhecimentos adquiridos e acumulados de uma organização, ou seja, os conhecimentos acumulados de uma empresa ligada as pessoas, projetos, patentes, sistemas, metodologias e a interatividade do ativo humano para com a missão da empresa.
Conceito Contábil: Para a Contabilidade não é fácil mensurar um valor que está de certa forma “escondido”