CAPITAL HUMANO E CAPITAL INTELECTUAL
CAMILA MAIARA DE ARAUJO MOTA
RESUMO: O Capital Intelectual e o Capital Humano são bens intangíveis, são valores ocultos agregados nas pessoas que fazem parte das organizações através da competência e agilidade. Tem-se como objetivo geral investigar as formas de valorização do capital intelectual nas empresas de contabilidade. Com uma pesquisa descritiva e abordagem qualitativa, desenvolverá um estudo de caso com questionário socioeconômico. Espera-se uma apuração melhor sobre os capitais humano e intelectual, para mostrar o quão necessário as adaptações para sua valorização.
Palavras-chave: Capital. Valorização. Competência. Intangível. Qualificação.
INTRODUÇÃO
Capital Humano compreende todos os ativos intangíveis que pessoas trazem ao trabalho, é a espécie em circulação que trabalhadores trocam por ganhos financeiros e outras recompensas. Capital Humano é o serviço de uma pessoa, o talento que ele possui, já o Capital Intelectual ele é composto de vários atributos internos e externos da empresa incluindo o próprio Capital Humano. O bem maior em uma empresa deixou de ser o maquinário para ser o conhecimento coletivo gerado ou adquirido. São bens intangíveis que fazem parte das organizações através da competência e agilidade de agir em diversas situações para criar ativos. O objetivo geral desse artigo é investigar as formas de valorização do capital intelectual nas empresas de contabilidade, analisando o grau de escolaridade dos colaboradores, detectando a valorização do colaborador de acordo com o tempo de experiência no mercado de trabalho e constatando a presença do networking nas empresas contábeis.
A área de contabilidade necessita de mão de obra especializada, essa mão de obra se dá na maior parte na forma de capital intelectual já que a força ou habilidades físicas são quase desnecessárias para tarefas que exigem concentração, raciocínio, memorização e dinâmica. Neste tipo de empresa será cobrado do