Capital de giro
- Introdução
O capital de giro tem expressiva importância na composição dos ativos totais, pois geralmente participa com mais de 50% desses ativos nas empresas.
A gerência do capital de giro abrange as contas dos ativos e dos passivos circulantes. Uma empresa precisa manter um nível satisfatório de capital de giro, uma vez que os ativos circulantes devem ser suficientemente consideráveis de modo a cobrir seus passivos circulantes, garantindo, assim, uma relativa margem de segurança.
.O processo de planejamento financeiro consiste numa das grandes fontes de contribuição para o sucesso organizacional, visto que muitas vezes o capital de giro, através da análise da liquidez, proporciona respostas com relação a decisões fundamentais.
Este trabalho apresenta um estudo do capital de giro, abordando o conceito, a importância, as contas do ativo e do passivo circulante,buscando a aderência entre a teoria e a prática, baseando o estudo na análise das demonstrações contábeis da empresa.
- Conceito de Capital de Giro Para seu funcionamento, as empresas utilizam recursos materiais de renovação lenta (imóveis, instalações, máquinas, equipamentos), denominados capital fixo ou permanente, e recursos de rápida renovação (dinheiro, créditos, estoques) que formam seu capital circulante ou capital de giro, também chamado de ativo corrente.
Capital de giro, portanto, é o ativo circulante que sustenta as operações do dia-a-dia da empresa e representa a parcela do investimento que circula de uma forma a outra, durante a condução normal dos negócios.
O capital de giro na gestão financeira das empresas é de fundamental importância, haja vista estar relacionado diretamente com ciclo operacional e o giro dos negócios. Existem técnicas que permitem conhecer a política de compra e venda. A má gestão do capital de giro pode trazer sérios problemas, podendo levar a empresa em uma situação de insolvência. A gestão de capital de giro envolve um