Capital de Giro
Faculdade Estácio Euro-panamericana de Humanidades e Tecnologias
Curso de Gestão Financeira
Rita de Cássia Rodrigues Lopes
Análise das demonstrações Financeiras
Capital de Giro
Cotia/SP
2013
Capital de Giro
O Capital de giro é formado pela soma de seus recursos em caixa e em bancos, além dos estoques. No decorrer dos dias das empresas, o capital de giro costuma oscilar, influenciado por fatores como contas a receber, caixa disponível, contas a pagar, prazos de recebimentos de pagamentos e volume de vendas, à vista ou a prazo.
Boa parte do tempo do gestor financeiro é destinada a administração do capital de giro, buscando a solução dos problemas de capital de giro, onde uma inadequada administração do capital de giro resulta problemas financeiros, contribuindo a uma situação de insolvência. A administração do capital de giro trata dos ativos e passivos correntes, como tomada de decisões.
A presença de ativos correntes nas empresas é importante para verificar os negócios financeiros e contribuir para a formação do retorno econômico do investimento realizado.
O montante do capital de giro é uma tarefa com repercussões sobre o sucesso dos negócios, visualizando a liquidez e a rentabilidade das empresas.
O volume do capital de giro é determinado pelo volume de vendas, na qual envolvem os estoques, que são formados e mantidos em função das necessidades do mercado consumidor, porém está sempre sofrendo mudanças de investimentos, sejam itens ou quantidades, valores a receber e caixa.
O capital de giro, permite o melhor entendimento como as organizações geram, aplica e gerencia seus recursos financeiros, que tem por objetivo a preservação da saúde financeira da empresa.
O capital de giro representa os recursos para a empresa financiar suas necessidades operacionais, desde a matéria-prima até o recebimento pela venda do produto acabado, por tanto quanto mais