Capital de giro
Capital de giro significa capital de trabalho, ou seja, o capital necessário para financiar a continuidade das operações da empresa, como recursos para financiamento aos clientes (nas vendas a prazo), recursos para manter estoques e recursos para pagamento aos fornecedores (compra de matéria-prima ou mercadorias de revenda), pagamento de impostos, salários e demais custos e despesas operacionais.
Posemos observar, conforme o próprio nome indica, que o capital de giro está relacionado com todas as contas financeiras que giram ou movimentam o dia-a-dia da empresa, como se fosse o sistema circulatório no corpo humano.
Se o capital de giro está relacionado com as contas financeiras que giram ou movimentam o dia-a-dia da empresa, podemos concluir que:
-Toda empresa que vende a prazo, precisa de recursos para financiar seus clientes.
-Toda empresa que mantém estoque de matéria-prima ou de mercadorias, precisam de recursos para financiar estoques.
-Quadro a empresa compra a prazo (matéria-prima ou mercadoria), significa que os fornecedores financial parte ou a totalidade do estoque.
-Quando a empresa tem prazo para pagar as despesas (impostos, energia, salários e outros gastos), significa que a parte ou totalidade dessas despesas é financiada pelos fornecedores de serviços.
A interpretação das situações acima nos leva a determinar em quais contas a empresa precisa aplicar e de que contas a empresa obtém recursos para financiar o capital de giro.
Como funciona o CDG na prática?
Ao abrir um negócio, você precisa de dinheiro para transformá-lo em realidade. Você precisa de dinheiro para alugar ou comprar o local, para mobília, equipamentos e suprimentos, para pagar profissionais como advogados e contadores e também para continuar a pesquisa e o desenvolvimento do seu produto ou serviço. Você também pode precisar de dinheiro para pagar funcionários. Há vários lugares onde se pode conseguir o montante que um novo