Capital de giro
O que é capital de giro: São recursos exigidos para financiar o ciclo operacional das empresas
O capital de giro representa o volume mínimo de recursos que a futura empresa deverá manter disponível para as despesas iniciais do negócio.
Bem como para financiar os estoques de matérias-primas, materiais secundários e de comercialização do produto ou serviço. Além do financiamento de vendas a prazo, quando for o caso.
Objetivo da administração do capital de giro: gerir adequadamente as contas de ativo e passivo circulante, a fim de alcançar equilíbrio entre lucratividade e risco
Necessidades Liquidas de Capital de Giro
A variável necessidades liquidas de Capital de Giro constitui a principal determinante da situação financeira das empresas. Seu valor revela o nível de recursos necessários para manter o giro de negócios. Diferentemente dos investimentos do Ativo Permanente, que envolvem decisões de longo prazo e com recuperação lenta de capitais, as contas que compõe as necessidades líquidas de capital de giro expressam operações de curto prazo e de efeitos rápidos. Modificações na política de estocagem, na política de crédito e na política de compras produzem efeitos imediatos sobre o fluxo de caixa. Nesse sentido, a avaliação, bem como o acompanhamento das necessidades líquidas de capital de giro, transformam-se em verdadeiro leme da situação financeira das empresas.
1.Capital de Giro Líquido (CGL): conceito mais amplamente utilizado.
Definição
a. diferença entre ativos circulantes (AC) e passivos circulantes (PC)
b. parcela dos ativos circulantes financiada com recursos a longo prazo
2.Necessidade de CGL: manutenção da liquidez face ambiente econômico, incertezas, imprevistos, sazonalidade
3.Volume de CGL afeta: Risco x Lucratividade
Quanto maior o CGL, menor o risco e a lucratividade
Quanto menor o CGL , maior o risco e lucratividade
Observação: depende do tipo de empresa e composição do ativo/passivo
Suposições