CAPELANIA ÁREAS DE ATUAÇÃO E SEUS DESAFIOS
Capelania trata-se de uma assistência religiosa prestada por ministro religioso garantida por lei em entidades civis e militares de internação coletiva como dispositivo previsto na Constituição Brasileira de 1988 nos seguintes termos: ”É assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva”. (CF art. 5º, VII).
Capelania é uma atividade cuja missão é colaborar na formação integral do ser humano, oferecendo oportunidades de conhecimento, reflexão, desenvolvimento e aplicação dos valores e princípios ético-cristãos e da revelação de Deus para o exercício saudável da cidadania.
A capelania é a organização responsável, pela transmissão dos cuidados pastorais às pessoas que estão em crises. Através da capelania tem-se a oportunidade de ministrar o evangelho, como também, de descobrir os meios de auxiliar as pessoas que estão com problemas, a enfrentar séria e realisticamente as suas frustrações, medos e desapontamentos. É um trabalho de assistencialismo, com enfoque espiritual.
A Capelania pode ser exercida em várias áreas como: Escolas, Universidades, Presídios, Portos, Hospitais, Quartéis Militares, Funerária (cemitérios), Empresas, Adventícia, aos Recasados, Sindicatos, Clubes, Creches, Condomínios, Instituições Públicas (Câmara, Prefeitura...), Hotéis, onde terá seus desafios a serem enfrentados em cada uma delas.
CAPELANIA ESCOLAR
A Capelania Escolar nasceu do desejo de mentorear ou conduzir o estudante à Verdade.
Se cremos que Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida, e só nEle há Salvação, estas premissas devem ser oferecidas a todos, especialmente, à juventude. E o nosso primeiro questionamento seria: “onde a juventude está?” e em seguida: “Como fazer isto?” A juventude está diariamente, cinco dias por semana, mês após mês e ano após ano no mesmo lugar: na Escola!
Indiscutivelmente, a Capelania Escolar é e sempre será o