Capela Pazzi 1
Filipo Brunelleschi, arquiteto da capela Pazzi, foi o primeiro arquiteto a estudar com profundida a arquitetura antiga buscando medir monumentos rigorosamente e procurando métodos para transpor as relações métrica para o papel, através de seus estudos desenvolveu a perspectiva linear, que consiste em um processo geométrico de projetar o espaço em uma superfície plana. Sua principal característica é o ponto de fuga, para onde vão series de linhas paralelas. Essa descoberta de Brunelleschi foi mais cientifica do que artística, desde então a perspectiva matemática tornou possível a representação de um espaço 3D numa superfície plana, fazendo com que todas as medidas “medíveis” tornando assim possível reconstruir a planta baixa a partir de seu desenho de perspectiva .
Por meio de seus estudos e sua criatividade Brunelleschi combinou elementos clássicos, um típico esquema que abriga um arco central de volta perfeita ligando duas seções de colunatas simétricas, apresentadas de forma monumental. Em seu interior destaca-se a arquitrave interrompida que apoia as duas abobadas de berço que suportam a cupila hemisférica .
Capela Pazzi, Florença, Itália. Fonte www.greatbuildings.com
Renascimento
Capela Pazzi
A Capela Pazzi fica localizada em Florença, Itália, no claustro da Basílica da Santa Cruz. A sua construção começou em torno de 1441, e foi completada durante a década de 1460.
Ela é considerada uma das obras-primas da arquitetura do Renascimento italiano.
Está obra tem a participação de Filippo Brunelleschi, que traçou a planta-baixa e a fachada, enquanto o detalhamento e a construção do prédio foram desenvolvidos por um arquiteto desconhecido. A igreja catolica Sagrestia Vecchia serviu como modelo para a funcação desse edifício.
O objetivo principal do edifício era ter um local onde os gorvenantes podiam se reunir, tinha o objetivo também ser utilizada como um local que onde ensinava monges.
O edifício nos passa