capacitores
Unidade de Ciências Exatas e Tecnológicas – UnUCET
Engenharia Civil – 4° Período
Associação mista de resistores
Acadêmico:
Disciplina: Física III
Professor: Augusto Fleury
Anápolis, 24/06/2014
1. Introdução
Capacitores são equipamentos capazes de armazenar energia potencial elétrica durante um intervalo de tempo, são construídos utilizando um campo elétrico uniforme. Um capacitor é composto por duas peças condutoras, chamadas armaduras e um material isolante, com propriedades específicas, chamado dielétrico. Assim como resistores, os capacitores também se associam em série ou em paralelo em um circuito.
A associação em paralelo é caracterizada pela igualdade de potencial entre as placas dos capacitores (V1=V2=...=Vn). A carga, Q, fornecida pela bateria, é distribuída entre os capacitores, na proporção de suas capacidades. Assim, Q=Q1+Q2 +...+ Qn. Sendo Q=CnV, então:
Já na associação em série, o potencial é diferente, tendo que as cargas acumuladas dos capacitores são iguais, mas as capacitâncias diferentes. Dessa forma, obtém-se:
Quando no circuito existem capacitores ligados em série e outros em paralelo, chama-se associação mista de capacitores, e os cálculos são feitos separadamente para cada tipo de circuito, juntando-os em um único circuito no final.
2. Objetivos
Este relatório tem como objetivo analisar equações obtidas teoricamente na associação de capacitores, tanto em série como em paralelo, colocando-as a prova com resultados obtidos das associações em um multímetro.
3. Procedimento Experimental
3.1. Materiais
- Multímetro digital.
- Protoboard ou Matriz de capacitores.
- 6 Fios de ligação.
-Fonte de tensão contínua.
3.2. Métodos
3.2.1. Leitura nominal e com multímetro
Primeiramente, compararam-se as capacitâncias indicadas em cada capacitor com as capacitâncias reais indicadas no multímetro, anotando os resultados na tabela 1, com os erros apresentados